Como quantificar bebidas?
Quantificar bebida não é uma tarefa fácil, pois temos que levar em consideração muitos detalhes.
Em primeiro lugar, temos que considerar:
Quantidade de pessoas. Para isso, podemos contar com a lista de convidados, número de clientes confirmados ou a média de público que freqüenta o bar ou restaurante naquele dia da semana.
Outra informação importante:
Duração do atendimento e público previsto. Normalmente, quando se trata de jovens e períodos longos de atendimento, como baladas ou festas de final de semana, o consumo é maior se comparado a um jantar padrão. Logo, devemos aumentar as quantidades.
E não podemos esquecer:
O que vamos servir. Existem drinques em que a quantidade de destilado é maior que a dose padrão. Exemplo: drinques Martins que contém de 60 a 70 ml de destilado, enquanto uma Caipiroska tem 50 ml, representando 20 a 30% a mais de bebida. Partindo deste princípio, podemos calcular que, em média, uma garrafa de 1 litro tem 19 doses padrão ou 14 doses de 70 ml, levando em consideração uma margem de 5% de perda, relacionada a desatenção na preparação da receita. Já uma garrafa de espumante de 750 ml serve 5 taças.
Estação do ano. Este é um fator que também influi na quantidade de bebida, pois o clima mais quente favorece a saída de cerveja e no inverno o vinho ganha espaço, principalmente em jantares.
Destilados x fermentados. Normalmente as pessoas não misturam destilados, então pense primeiro no grupo em geral e fracione o total pelo perfil de consumidores que você ou o estabelecimento irá receber. Exemplo: em um evento com 100 pessoas, 50% tomam cerveja, 30% destilado e 20% espumante.
Cuidados para evitar desperdícios, pois em longa escala o prejuízo é significante. Se utilizarmos 70 ml em um drinque em que o correto é utilizar 50 ml, além de alterarmos a característica original da receita, fará com que uma caixa com 12 unidades corresponda a uma caixa com apenas 10.