Harmonização de Destilados /Princípios e Sugestões
Harmonia é um conceito clássico que se relaciona a idéias de beleza, proporção e ordem. Sendo assim, quando falamos de harmonização de destilados podemos descrevê-la como o ato ou ação de promover não só o equilíbrio de todos os ingredientes, mas de despertar sensações de prazer, ordem e beleza.
Para obtermos essas sensações de equilíbrio, utilizamos principalmente nossos sentidos degustativos e olfativos e estas sensações são provocadas por moléculas existentes nos ingredientes e matéria prima das bebidas, que ativam células do nosso sistema nervoso.
Essa ativação depende da estrutura química das moléculas e de suas probabilidades físico-química, ou seja, através da harmonização você pode chegar a resultados surpreendentes.
Veremos abaixo onde se localizam estes órgãos transmissores:
Por muito tempo os destilados tiveram como acompanhamento os snacks salgados, com o propósito de aumentar a venda em bares e restaurantes. Hoje, com técnicas apuradas da gastronomia e com o estudo das reações químicas e das sensações, podemos apontar alguns exemplos genéricos de harmonização para inspirá-lo a buscar outras opções de acompanhamento:
Vodka – com características neutras, às vezes com leves toques cítricos ou mesmo aveludados, que combinam com elementos mais suaves, frescos e perfumados.
Whisky - com características marcantes de trufas, mel, amadeiradas ou toques de folhas verdes, que combinam com elementos quentes, terrosos e com consistências especiais.
Tequila – com características herbáceas e ligeiramente apimentadas, que combinam com elementos picantes, aromáticos e cremosos.